"Medo do Dentista"

05-02-2013 11:22

"O Medo do Dentista"

A ansiedade, o medo, pânico e fobias são situações que desviam as pessoas do consultório dentário . Na busca de uma solução para este fato, a Medicina dentaria valoriza cada vez mais com o bem-estar dos pacientes, investindo em pesquisas e em técnicas de condicionamento.
A melhor forma de se reduzir a ansiedade e o medo do tratamento dentário é a relação de confiança que deve ser desenvolvida entre paciente e profissional. Em alguns casos o controle pode ser obtido através da utilização de meios farmacológicos.
1) Sedação consciente
a) Medicação
O uso de medicamentos para sedação deve ser considerado pelo Medico dentista quando o bem-estar do paciente não for alcançado através da relação estabelecida.
Existem procedimentos invasivos ou de longa duração onde o uso de fármacos é indicado, mesmo em pacientes sem histórico de ansiedade ou medo.
Os medicamentos utilizados para sedação são indicados de acordo com as características de cada paciente e do procedimento Clinico ao qual será submetido e, praticamente, não apresentam reações adversas ou efeitos tóxicos, sendo uma técnica amplamente utilizada devido à segurança farmacológica e o conforto obtido.
b) Óxido Nitroso
Óxido nitroso é um gás de efeitos sedativos, indicado para pacientes com ansiedade ou medo do tratamento dentário.
A sedação consciente com óxido nitroso é uma técnica de sedação leve, segura e que tem o seu controle de volume administrado, permitindo que o paciente restabeleça as suas condições naturais imediatamente após a finalização da administração.
2) Sedação inconsciente
É induzida por medicamentos, sendo que o paciente ainda responde a estímulos dolorosos, devendo ser combinada com o uso de anestésicos locais, em caso de procedimentos invasivos.
Diferente da sedação consciente, ministrada pelo próprio Médico dentista, a sedação inconsciente é intravenosa e realizada por um médico anestesista presente.